domingo, 4 de março de 2018

postheadericon CATECISMO NOVA CIDADE


PERGUNTA 8


Qual é a lei de Deus declarada nos Dez Mandamentos?

Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagens em forma de qualquer coisa acima no céu ou abaixo sobre a terra ou nas águas embaixo — não te curvarás a elas nem as adorarás. Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão. Lembra-te do sábado para santificá-lo. Honra teu pai e tua mãe. Não matarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não darás falso testemunho. Não cobiçarás.


ÊXODO 20.3
Não terás outros deuses diante de mim.


COMENTÁRIOS

JOHN BUNYAN
O perigo não está apenas na quebra de um ou dois desses dez mandamentos, mas na transgressão de qualquer um deles. Como se sabe, se um rei der dez ordens específicas para que sejam cumpridas por seus súditos, sob pena de morte; ora, se algum homem transgride qual quer uma dessas dez, não comete traição como se tivesse quebrado todas, e está sujeito a ter a sentença da lei como certamente passada sobre ele, como se tivesse quebrado cada uma delas... Tais coisas são claras no tocante à lei de Deus, pois essa é uma aliança de obras: se um homem cumpre nove dos mandamentos, mas quebra apenas um deles, aquele que foi quebrado certamente o destruirá, e o impedirá de ter as alegrias do céu, como se, na verdade, ele tivesse transgredido todos... Ainda que tu cumpras essa aliança ou lei, até mesmo toda ela, por longo tempo – dez, vinte, quarenta, cinquenta ou mesmo sessenta anos, se por acaso escorregares e quebrares uma única vez antes de morrer, estarás perdido por essa aliança... Como eles estão sob o pacto da graça, certamente serão salvos por ele, mas, mesmo assim, os que estiverem sob o pacto das obras e da lei certamente serão condenados por ele ao continuar nele.

JOHN YATES
Como Deus nos criou e nos ama e sabe o que é melhor para nós, dá-nos direção moral e espiritual sobre como viver da melhor forma possível. Os Dez Mandamentos são um presente do amor de Deus por nós. Claro que isso é verdadeiro quanto a toda a Escritura, mas o coração e a alma da direção de Deus se encontram nos Dez Mandamentos. Deus disse as palavras a Moisés, e elas foram ouvidas pelos filhos de Israel (Êxodo 20). Mais tarde, Moisés reafirmou os Dez Mandamentos (Deuteronômio 5). Os Dez Mandamentos devem ser memorizados, ponderados e assumidos por nós como um caminho de vida.
Jesus ensinou e esclareceu o significado mais profundo dos Dez Mandamentos por nós. Conforme explicou os Dez Mandamentos nos Evangelhos, ele ergueu a vara sobre nosso entendimento do que Deus espera de nós. Por exemplo, em Mateus 5.21, Jesus explicou o sentido do mandamento de não matar. Disse ele que, na verdade, qualquer que esteja irado contra seu irmão estará sujeito a juízo.
Os primeiros quatro mandamentos tratam de nosso relacionamento com Deus, e Jesus os resumiu como: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração e de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Os últimos seis mandamentos tratam de nosso relacionamento com o próximo, e Jesus os resumiu como: “Amarás o próximo como a ti mesmo” (Mt 22.37, 39).
Os mandamentos são nosso tesouro. Devemos guardá-los com carinho. São um grande dom, um presente de amor de Deus. Eles nos guiam; advertem-nos; protegem-nos. Quando os guardamos, estamos mostrando a outras pessoas como Deus é. Quando falhamos em vivenciá-los, trazemos um grande mal sobre nós e desonramos nosso Criador. Temos problema em guardar os Dez Mandamentos porque o homem nasceu preso ao pecado e ao egoísmo. Enfim, não conseguimos senão quebrar a santa lei de Deus. Quando nos tornamos novas criaturas pela fé em Cristo, recebemos a habitação do Espírito Santo. Somos libertos de ter de pecar, e recebemos a graça de guardar a lei de Deus. Guardar os mandamentos de Deus não é oneroso; ao contrário, ajuda-nos a viver em paz com Deus, com nós mesmos e com o próximo. Aprendemos a viver os Dez Mandamentos ao reconhecer que eles são um presente de Deus a nós. É como aprender a dizer a verdade. Quando somos jovens, às vezes sentimos que temos de nos proteger, enganando os outros, não dizendo a verdade. Com o passar do tempo, aprendemos a não enganar os outros. Aprendemos a falar a verdade. Aprendemos a praticar a honestidade.
Essa é a razão pela qual os profetas amavam a lei de Deus e também o que deveria motivar-nos a fazer o mesmo. Guardar os Dez Mandamentos nos protege. Protege a sociedade. Esses princípios estão no coração de como Deus nos criou para viver.


ORAÇÃO

Santo Deus, mostraste teu amor por teu povo dando-lhe teus mandamentos. Que sempre sejamos gratos por tua lei. Não nos deixaste ignorantes quanto à forma de andar no caminho da justiça. Ajuda-nos a te glorificar obedecendo a teus Dez Mandamentos. Amém.


Fonte: Catecismo Nova Cidade (Editora Fiel)

0 comentários:

Facebook

Paulo de Tarso Instagram

Versículo do Mês

“3(...) Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! 4 Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.” (Apocalipse 15.3b-4). “E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.” (Apocalipse 21.5) "​Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. ​E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." (Apocalipse 21.3-4). "Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma." (Salmo 108.1). “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.” (I João 4.9) "(...) Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?". (I Coríntios 15.54b, 55)

Pesquisar este blog

Seguidores

Comigo no Twitter

Visualizações.

ATELIÊ HONEY JOY

Conheça o nosso parceiro! Ateliê Honey Joy Aqui você encontra tudo em ARTESANATOS de excelente qualidade! Lembrancinhas para o seu Chá de Bebê e visitantes ao seu recém-nascido; artesanatos delicados para todas ocasiões festivas como aniversários, casamentos e muito mais. Produtos fabricados em parafinas, velas aromáticas, balsâmicas e decorativas; sabonetes suaves fragrâncias; feltro; móbiles em feltro; tule; MDF; guirlandas personalizadas; tiaras estampadas com laço em tecido; Kits para recém-nascidos; placa “Porta de Maternidade” personalizada; ímã de geladeira; chaveiros; ponteira de lápis; sachês perfumados; marcadores de páginas; difusor aromático para ambiente e muito mais. Aqui você tem qualidade, bom preço e ótimo atendimento. Confira! ATELIÊ HONEY JOY fazendo amigos por toda a parte. Visite nossa página: “ATELIÊ HONEY JOY” RUA CAMPO GRANDE; 661 – CONJUNTO FLORESTA – SARANDI (PR) CEP 87112-250 – Contato: (44) 9 9864-7547

Hora Certa!

Livros Favoritos

  • Amado Timóteo (Thomas K. Ascol)
  • Confissões (Santo Agostinho)
  • Ouro de tolo? (John Macarthur)
  • O Livro dos Mártires (John Fox)
  • A Maldição do Cristo genérico (Eugene H. Peterson)
  • Bíblia

PESQUISAR NESTE BLOG