quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

    
SINTOMAS DE ENFERMIDADE
NA IGREJA
(Apocalipse 2.4-5)

O Rev. Harry L. Reeder III, no capítulo 1 de seu livro: “A Revitalização de sua igreja segundo Deus” ao falar sobre a necessidade de revitalização da igreja, aponta para alguns sintomas de enfermidade na igreja, os quais gostaria de registrar de modo pontual neste breve artigo.
Reeder destaca a importância do fato de que o povo de Deus precisa de uma estratégia BÍBLICA para revitalização de igreja porque muitos de nós são ou serão parte de uma igreja que precisa disso.

A queda da arrecadação e a diminuição da frequência aos cultos geralmente são sintomas de enfermidade da igreja. Mas, não podemos olvidar que há outros sintomas menos óbvios que precisam de um ministério de revitalização.
Alguns desses sintomas observados são: a) Um foco nos programas – para falar sobre este sintoma, Reeder compara a ansiedade que muitas pessoas tem quando apostam na loteria na ânsia de um dia poder ganhar, comprando um bilhete premiado, assim, alguns irmãos procuram uma programação que “provocará uma mudança radical na igreja”; b) Nostalgia e tradição – este sintoma normalmente atinge Igrejas que estão morrendo geralmente porque estão vivendo no passado; c) Dependência de personalidades – Igrejas que estão morrendo tendem a se apoiar em certos tipos de personalidade, quer essas pessoas estejam ou não na igreja. Pensam que, se tiverem um líder forte, podem confiar que ele fará todo o trabalho ou tomará todas as decisões. Há uma forte tendência em nossos dias da prática de cultos personalistas, adoração à personalidades; d) Uma mentalidade de manutenção – o pensamento mais comum nesse caso é “Vamos apenas persistir”. “Tenhamos esperança de que poderemos substituir a quantidade de pessoas que perdemos no ano passado”, dizem elas, ou “teremos sorte se conseguirmos cumprir nosso orçamento”; e) Mentalidade de justificação e de vítima – outra atitude muito comum que parece  permear igrejas enfermas e agonizantes é aquela que diz: “Isso nunca funcionará aqui porque...”. Os líderes e os membros da igreja já têm uma lista bem detalhada de razões pelas quais as ideias de um novo ministério ou um novo desafio não darão certo. Duas razões clássicas são: “Já tentamos isso antes” e “Isso sairá muito caro”, mas outras razões podem ser: “A vizinhança mudou”, “Nosso templo está no lugar errado”, ou “Esta é uma comunidade difícil e excomungada”; f) Má reputação na comunidade – o modo como a igreja é percebida pelas pessoas que estão ao seu redor, é outro claro sintoma de que está enferma e à beira da morte. Quanto mais a igreja segue um padrão de declínio, piores se tornam sua imagem pública e sua reputação; g) Desvio do Evangelho – sem dúvida, este sintoma entre todos os que apontamos acima, é o pior deles. Igrejas que se tornam ineficazes em alcançar o mundo ao redor geralmente se tornaram assim porque perderam de vista a centralidade da graça de Deus. Alguma outra coisa se tornou mais importante que viver de acordo com o Evangelho e compartilhá-lo com pessoas que precisam ser salvas. Talvez a prioridade tenha caído sobre certas distinções doutrinárias, sobre a condição física de seu templo ou sobre o método específico de educação. Seja qual for a ênfase, ela será contraproducente para a obra de Deus se usurpar o lugar de centralidade que o evangelho tem por direito em tudo o que fazemos como povo de Deus.
Jesus disse à Igreja de Éfeso: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras (Apocalipse 2.4-5). A Nova Versão Internacional traduz o texto da seguinte maneira: “Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio”. Portanto, o paradigma de nosso Senhor para a revitalização de uma igreja inclui lembrar-se do passado, arrepender-se dos erros que foram cometidos e recuperar a “prática das primeiras obras”.

A revitalização da sua igreja segundo Deus (Leitura indicada)
Autor: Harry L. Reeder III

Texto adaptado por Rev. Paulo de Tarso Machado de Souza

0 comentários:

Facebook

Paulo de Tarso Instagram

Versículo do Mês

“3(...) Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! 4 Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.” (Apocalipse 15.3b-4). “E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.” (Apocalipse 21.5) "​Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. ​E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram." (Apocalipse 21.3-4). "Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma." (Salmo 108.1). “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.” (I João 4.9) "(...) Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?". (I Coríntios 15.54b, 55)

Pesquisar este blog

Seguidores

Comigo no Twitter

Visualizações.

ATELIÊ HONEY JOY

Conheça o nosso parceiro! Ateliê Honey Joy Aqui você encontra tudo em ARTESANATOS de excelente qualidade! Lembrancinhas para o seu Chá de Bebê e visitantes ao seu recém-nascido; artesanatos delicados para todas ocasiões festivas como aniversários, casamentos e muito mais. Produtos fabricados em parafinas, velas aromáticas, balsâmicas e decorativas; sabonetes suaves fragrâncias; feltro; móbiles em feltro; tule; MDF; guirlandas personalizadas; tiaras estampadas com laço em tecido; Kits para recém-nascidos; placa “Porta de Maternidade” personalizada; ímã de geladeira; chaveiros; ponteira de lápis; sachês perfumados; marcadores de páginas; difusor aromático para ambiente e muito mais. Aqui você tem qualidade, bom preço e ótimo atendimento. Confira! ATELIÊ HONEY JOY fazendo amigos por toda a parte. Visite nossa página: “ATELIÊ HONEY JOY” RUA CAMPO GRANDE; 661 – CONJUNTO FLORESTA – SARANDI (PR) CEP 87112-250 – Contato: (44) 9 9864-7547

Hora Certa!

Livros Favoritos

  • Amado Timóteo (Thomas K. Ascol)
  • Confissões (Santo Agostinho)
  • Ouro de tolo? (John Macarthur)
  • O Livro dos Mártires (John Fox)
  • A Maldição do Cristo genérico (Eugene H. Peterson)
  • Bíblia

PESQUISAR NESTE BLOG